terça-feira, 20 de abril de 2010



História
As primeiras casas foram construídas em meados dos anos de 1940. A família Guimarães, tinha duas fazendas no local. A Urubuzinho e Jardim das Flores. Em 1956, o local passou a se chamar Vila de Fátima. Em 1989, com o crescimento da Vila, ela foi emancipada em 13 de junho de 1989.Com 21 anos de emancipação de Riachão do Jacuipe, Nova Fátima é um dos mais prósperos dentre os 60 municípios baianos que se emanciparam em 1989. Hoje conta com, aproximadamente 8 mil habitantes, 60% vivendo na zona urbana. O município está situado na região Nordeste, na microrregião de Serrinha, a 220 km de Salvador. O atual prefeito é Manoel Santos Oliveira (PT). Já foram prefeitos deste município, Cláudio Ferreira Pereira (duas vezes), Manoel Fernandes Araujo e Regina Sélia de Oliveira Cunha(duas vezes). Uma das festas conhecida é a festa do bar casa velha que atrai mais de 10.000 mil pessoas da região e de outros estados.
Culinária
Pratos e receitas de Nova Fátima são diversificados, como no resto do estado da Bahia: O acarajé, o vatapá, a carne de sol, o churrasco, buxada de carneiro,o beiju entre outros. A cidade recebe Influência da cultura nordestina no quesito culinária, umas das sobremesas do nordeste que te grande valor nos pratos dos fatimenses ( pessoa que nasce na cidade de Nova Fátima-Ba) é a rapadura uma espécie de doce feita da garapa ( substância extraída da cana-de-açúcar).
Localização
A cidade de Nova Fátima tem uma localização privilegiada, as margens de uma das maiores rodovias do Brasil, a BR 324 (Salvador Jauzeiro). No território da Bacia do Jacuípe. A cidade fica à 110 km de Feira de Santana e 220 km da capital baiana Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário